Nossa experiência na primeira campanha da Caramela para a Copa do Mundo
Copa do Mundo é sobre homens com salários altíssimos e que ganham ainda mais destaque por jogarem futebol sendo homens. Será?
Os times e competições femininas não recebem visibilidade, mesmo que tecnicamente possam ser equiparados aos masculinos. Devido a uma crença de que futebol não é coisa de mulher, elas foram afastadas do universo futebolístico.
No entanto, a garra das mulheres faz com que mesmo assim, hajam jogadoras que resistem ao machismo e ceticismo por boa parte dos técnicos, torcedores e até mesmo meios de comunicação – que utilizam a desculpa de que o público não se interessaria. Eis que surge o nosso motor para a campanha Mulheres Show de Bola – a garra das mulheres. Queríamos que ao invés de celebrar apenas as vitórias nos jogos, fôssemos capazes de comemorar as conquistas femininas e talento de jogadoras.
A nossa proposta para a Caramela, loja de cosméticos de Bauru, foi a de mostrar que mulher também torce, joga e veste a camisa. Junto a isso, contrastar com o preceito de que mulheres que imergem no mundo do futebol, tornam-se menos feminina.
Mariângela Bompean, sócia-fundadora da loja Caramela, afirma que cada mulher aproveita a paixão pelo futebol de um jeito, tem “as que jogam, as que torcem, as que só assistem e as que curtem o momento”. Por esse motivo, a campanha vem em boa hora para celebrar essas diferentes formas de paixão pelo esporte, com enfoque em “produtos que todas sintam-se preparadas e lindas”.
O nome que encabeça a campanha surge como uma ressignificação da frase “mulher show de bola”, que vem carregada de misoginia e estereótipos sobre o corpo da mulher. Para que a campanha fosse capaz de transmitir nossas concepções, convocamos para o time duas jogadoras bauruenses – Bruna Caldas e Fernanda Mansano.
“Foi muito bom fazer um trabalho diferente com pessoas competentes! Gostei muito de ter sido convidada para fazer parte dessa campanha que, de uma maneira sensacional, juntou futebol e maquiagem (duas coisas que amo!) com uma vibe alto astral” – Fernanda Mansano, jogadora de futebol.
Modelos por um dia, retratamos as duas jogando e torcendo. Os produtos utilizados nas fotos, como batom, sombras, tintas e unhas, possibilitaram que as vendas também fossem impulsionadas e a Caramela estreitou ainda mais a relação com os patrocinadores da campanha.
Além da campanha online, decoramos a loja com as cores da copa. Em uma televisão na vitrine da Caramela, as fotos das modelos foram apresentadas, imergindo o público no direcionamento da loja proposto pela Vnew.