Uma das principais vantagens de trabalhar com a internet é poder contar com uma série de plataformas e ferramentas de Marketing Digital focadas em trazer melhores resultados para suas campanhas e produtividade para a equipe. Você não precisa tentar abraçar tudo sozinho: basta escolher os recursos certos para ajudar.
O trabalho com Marketing Digital envolve diversos fronts. Entre eles, publicação nas redes sociais, disparo de e-mails, pesquisa de palavras-chave, mensuração de dados, entre outros. E aqui vai a boa notícia: você pode aproveitar tudo isso sem ter que pagar muito por isso.
Conheça as 5 principais ferramentas de Marketing Digital:
1. HootSuite
Que tal contar com uma ferramenta de marketing digital que permite reunir todos os perfis sociais da sua marca em uma única interface e ainda ajuda a agendar conteúdo nelas. E mais: é gratuita.
O HootSuite conecta páginas do Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram, entre outras. Tudo fica organizado em colunas, trazendo um monitoramento de várias ações ao mesmo tempo.
2. Google Keyword Planner
A escolha de uma palavra-chave estratégica pode ser essencial para o sucesso do seu conteúdo. Uma das melhores ferramentas de marketing digital faz justamente isso: o Google Keyword Planner oferece sugestões vantajosas de combinações de termos relacionados ao que você precisa.
Ele é parte integrante do Google AdWords, a plataforma de links patrocinados do Google, mas é completamente gratuita até para quem não vai anunciar.
3. Mailchimp
Você com certeza sabe da importância do e-mail marketing para qualquer estratégia no ambiente digital. Para gerenciar suas listas de contatos de forma eficiente e fazer envios que interessem ao seu público, você pode usar o Mailchimp.
Gratuito e com uma interface simples de utilizar, ele faz os seus disparos de modo organizado e possui até um editor de layouts e templates prontos para seus e-mails.
4. Google Analytics
Ficar de olho nos números do seu site é essencial para o sucesso de todo tipo de empresa. Afinal, sem esse controle fica difícil saber se suas iniciativas estão sendo bem-sucedidas ou não.
O Google Analytics se conecta a todas as páginas do site e consegue mensurar uma série de indicadores diferentes, desde visitas até dispositivos utilizados pelo seu público. É possível visualizar dados dentro de qualquer intervalo de tempo.
5. Facebook Insights
A maior rede social do mundo oferece diversas oportunidades para o seu negócio se destacar no ambiente digital. Além de permitir a publicação de conteúdo e o contato com o público por meio de comunicação direta, você também conta com uma das ferramentas de marketing digital que ajudam a medir o sucesso do seu trabalho na rede social: o Facebook Insights.
Para acessá-lo, basta abrir a sua página e clicar em “Informações”. Lá, é possível ver a variação de curtidas, dados de engajamento, alcance e distribuição por idade e sexo.
Agora, o próximo passo e começar a usar essas ferramentas de Marketing Digital e passar a ter resultados cada vez melhores com as suas campanhas na internet. Continue por dentro das principais tendências deste universo curtindo a nossa página no Facebook!