Conquistar o engajamento de clientes é um excelente caminho para manter a sua marca relevante no ambiente digital, ao mesmo tempo em que você impacta positivamente as pessoas que compram de você. O público está sempre em busca de atenção – e pode ficar frustrado se for ignorado!
As redes sociais são grandes aliadas neste cenário. Capazes de conectar um grande número de usuários à sua empresa de forma rápida e fácil, tais plataformas oferecem múltiplas oportunidades para impactar positivamente sua audiência e até conquistar mais negócios. Para isso, é necessário trabalhar de maneira estratégica. Saiba como no post de hoje!
Incentive a interação
É preciso estimular o seu público a interagir com a sua marca nas redes sociais. Para fazer isso de forma eficiente, você precisa conhecer bem o perfil destas pessoas, suas preferências e modo ideal de comunicação. Faça perguntas, peça opiniões, convide a participar de enquetes.
Para ter bons resultados neste sentido, certifique-se de realizar publicações em intervalos adequados. Ao analisar os hábitos da sua audiência, é possível encontrar os melhores dias e horários para postar.
Responda os contatos
De nada adianta aumentar o engajamento de clientes nas redes sociais se você não responde seus comentários e mensagens. Crie o hábito de sempre checar os contatos que forem enviados para a sua empresa em todas as plataformas em que ela está presente no ambiente digital.
A maioria das redes sociais possui meios de notificar você quando estas interações acontecem, então certifique-se de ativar este recurso. Responda prontamente as mensagens do seu público, sob o risco de danificar a imagem da sua empresa ao ignorá-los.
Monitore conversas
Nem sempre o engajamento de clientes virá por meio de comentários e mensagens enviadas para os seus perfis nas redes sociais. Em muitos casos, estas pessoas irão se referir à sua marca ou serviços em seus próprios espaços ou em interações com amigos. Felizmente, é possível entrar em contato também nestas situações.
Nestes casos, você pode oferecer um atendimento personalizado e surpreender o seu cliente. Paralelamente, estas informações contribuem para estratégias e insights futuros.
Use ferramentas
Manter o engajamento de clientes nas redes sociais é um esforço constante, que deve ser feito todos os dias. Para facilitar este trabalho e garantir que ele não tome muito do seu tempo, você pode usar algumas ferramentas inteligentes que agregam contatos e facilitam suas interações. A tecnologia é uma grande aliada do marketing digital.
Um exemplo é o Scup, que te permite vasculhar a internet por menções a sua empresa e produtos, permitindo que você consiga interagir com pessoas que estejam falando sobre eles. Outra possibilidade é o uso do Zendesk, que reúne todos os comentários e mensagens enviadas para as redes sociais e e-mail do seu negócio.
Fique atento a inovações
Para obter bons resultados com o engajamento de clientes, além de seguir estas dicas, você também precisa manter os olhos abertos para as principais tendências do meio digital. Esta área está em constante modificação, com ideias inovadoras surgindo todos os dias. Para ficar sempre à frente dos seus concorrentes e na lembrança do seu público, nunca abra mão de observar esta movimentação.
Já que o assunto são as redes sociais, que tal repassar este conteúdo para os seus amigos? Compartilhe o post no seu perfil!