É inegável a influência que personalidades das redes digitais e artistas têm na decisão de compra dos consumidores. Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em 2019 já apontava que 52% dos internautas brasileiros seguiam perfis de influenciadores digitais nas redes. Entre eles, 50% afirmou se sentir influenciado em relação a compra e consumo dos produtos e serviços indicados pelas personalidades. Veja alguns casos de sucesso:
Anitta e o furacão de influência
Além de administrar a própria carreira, a cantora e empresária Anitta foi uma das primeiras personalidades a integrar um time de criação de grandes marcas. Em setembro de 2019, ela se tornou head de criatividade e inovação da Skol Beats, pertencente à Ambev. Logo de cara, lançaram o primeiro produto dessa parceria: a Skol Beats 150 BPM, inspirada no funk carioca.
A estrela do pop não parou por aí. Em junho de 2021, Anitta entrou para o Conselho de Administração do Nubank, um dos principais bancos digitais do Brasil. Em entrevista, o CEO e fundador do banco, David Vélez, afirma que ela participará das decisões estratégicas sobre o futuro da empresa e contribuirá com seu conhecimento de marketing para os consumidores da América Latina.
O poder pós BBB
Algumas das personalidades que saem do reality show também têm sido de grande importância em campanhas de grandes empresas. A cantora Manu Gavassi, por exemplo, foi reconhecida pela direção das publicidades que posta em suas redes sociais e entrou para equipes de criações de grandes marcas. Só em 2021, ela já foi anunciada como integrante do #TeamGalaxy, expandindo a comunicação da linha Galaxy S21 5G nas redes sociais, além de ser co-criadora da linha de maquiagem Intense by Manu Gavassi, do grupo Boticário.
No BBB 21, dois participantes têm se destacado nas campanhas: Gilberto Nogueira e Juliette Freire. A Vigor divulgou um estudo mostrando que, no mês de abril, o nome da empresa foi mencionado em mais de 15 mil mensagens nas redes sociais, junto com o apelido de Gil. No mês seguinte, o economista tornou-se co-criador de conteúdos e publicidades da Vigor e estampou algumas das embalagens, como de Vigor Grego.
Enquanto isso, Juliette Freire, a vencedora da última edição do BBB, tem o posto de ex-BBB mais seguida da história do programa. Além disso, tem sido muito procurada pelas marcas para fazer publicidade. A advogada já se tornou embaixadora da Americanas e porta-voz de cultura e tradição da Bohemia Puro Malte, além de ter lançado uma coleção com a C&A e participado de lives cantando com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil.
A experiência de quem influencia desde cedo
No final de 2020, a atriz e apresentadora Maisa Silva chocou a internet ao revelar que estava saindo do SBT, emissora em que trabalhou por 13 anos. Aproveitando toda a experiência nesses anos de carreira e o conhecimento, tanto pela vivência das marcas quanto dos influenciadores, Maisa abriu a agência Mudah, que já fez trabalhos com nomes como Celso Portiolli, Priscilla Alcantara e Tiago Abravanel.