Não é de hoje que o marketing de conteúdo se tornou o queridinho do marketing digital — e isso não é à toa. São diversos os estudos que comprovam a eficiência da estratégia, mostrando por que as empresas que desejam consolidar a marca devem investir nesse recurso.
No post de hoje, vamos ver os motivos para investir em marketing de conteúdo e as vantagens dessa ação para seu negócio. Acompanhe!
Vantagens competitivas para sua empresa
Inicialmente, é importante conhecer de quais formas o marketing de conteúdo pode auxiliar o desenvolvimento e consolidação de um negócio. Entre as vantagens da estratégia que justificam o investimento, destacam-se:
- A produção de conteúdo frequente associada a boas práticas de SEO permite o melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca;
- Ao informar e instruir o usuário, a marca consegue gerar leads mais qualificados para efetivar uma compra;
- A qualificação de leads só é possível por meio de uma estratégia de conteúdo associada a e-mail marketing, automação e outras práticas;
- O conteúdo permite não só aumentar os resultados em vendas, mas fidelizar clientes;
- Investir em informação de qualidade faz com que sua empresa torne-se referência para outras marcas do setor e se transforme em uma influenciadora;
- O marketing de conteúdo é uma estratégia que apresenta resultados mesmo com baixo orçamento.
Benefícios para pequenos, médios e grandes negócios
Muitos empresários acreditam que uma estratégia de conteúdo só faz sentido para grandes empresas. Entretanto, a solução permite, justamente, uma concorrência mais igualitária nos meios digitais, tornando-a uma alternativa efetiva para empresas com baixo orçamento.
Os resultados positivos do marketing de conteúdo permitiram que a estratégia se consolidasse em um momento de mudança no comportamento de compra do consumidor e também nas tendências de interação com as marcas.
Alcance de mais clientes por meio do marketing de conteúdo
Para acompanhar as novidades do mercado, a empresa precisa estar atenta ao que o mercado tem identificado. Algumas estatísticas importantes são:
- Um usuário gasta, em média, 50% do tempo que passa online consumindo conteúdo;
- Para 70% dos consumidores o marketing de conteúdo permite se aproximar da empresa;
- Para 82% dos profissionais que atuam com marketing de conteúdo o objetivo é aumentar o conhecimento sobre a marca e em seguida, gerar mais leads;
- Uma estratégia de marketing de conteúdo é 62% mais barata que a de marketing tradicional e permite gerar três vezes mais leads, segundo a DemandMetric;
- As empresas que mantêm o blog atualizado recebem 67% mais leads;
- Mais de 70% das empresas aumentaram a quantidade de conteúdo produzido em 2014, segundo pesquisa da Content Marketing Institute;
- O primeiro resultado do Google recebe 33% do tráfego, enquanto o décimo resultado fica com apenas 2,4% dos cliques, de acordo com a Search Engine Watch.
As estatísticas do segmento oferecem mais segurança ao empresário que busca novas alternativas de investimento para a marca. O fundamental do marketing de conteúdo é traçar um objetivo para ele desde o início.
Otimização dos processos de relacionamento com a clientela
A solução é eficiente tanto para aumento do tráfego do site como para melhorar o relacionamento com o cliente, tornando-se uma referência no setor, gerando mais leads ou fidelizando clientes, etc.
Entretanto, os resultados obtidos podem variar de acordo com como a estratégia é executada, se for visando mais tráfego, mais leads ou mais informação sobre a empresa. Os conteúdos criados e a campanha devem ir em direção desse objetivo.
O marketing de conteúdo vai além de manter um blog corporativo atualizado e envolve a produção de conteúdos ricos em formatos diversos, como vídeos, e-books, casos de sucesso, infográficos e outros.
Apenas com conteúdos para momentos diferentes do funil de vendas, é possível alcançar os resultados esperados com a estratégia.
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