De uns tempos para cá, a publicidade migrou para o ambiente virtual. Afinal, não é para menos. É lá que há uma maior liberdade e criatividade para conhecer o público-alvo e fidelizar clientes. O marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para quem busca o sucesso e a retenção de clientes, aumentando o alcance da marca e garantindo melhor destaque em relação à concorrência.
O questionamento mais comum hoje em dia é o de como usar adequadamente o marketing digital para ajudar na fidelização do público-alvo.
Comecemos do princípio: o marketing digital, como o próprio nome diz, baseia-se na atração por meio das mídias digitais. Isso ocorre por meio de conteúdo, campanhas e atendimento de qualidade. Dessa forma, o público-alvo é atingido em cheio, favorecendo e muito no crescimento da marca.
O marketing digital deve focar-se na necessidade desse cliente, observando seu comportamento na internet e tentando solucionar o problema e desejo desse consumidor. Veja agora algumas ferramentas do marketing digital que podem ajudar a fidelizar clientes.
E-mail marketing
O e-mail marketing tornou-se um ativo muito importante nesse meio, porque é a partir dele que você conquista o cliente e valoriza ainda mais as suas escolhas. O e-mail marketing serve para reter e atrair o consumidor conforme o estágio do funil de vendas.
O exemplo clássico de e-mail marketing é: o consumidor acaba de se inscrever no seu site, logo, mande um e-mail de boas-vindas! Se o cliente já fizer uma compra, analise o perfil e mande e-mails que condizem com o seu gosto, como promoções e conteúdo relevante sobre o tema.
Marketing de conteúdo
O conteúdo é uma grande forma de fidelizar clientes. Pense da seguinte forma: o cliente está em busca de uma solução e quer saber o que fazer. É no seu blog, rede social ou site que você pode resolver o seu problema com um texto que indique o passo a passo, sugestão, reflexão, até que o cliente perceba que possa confiar em você e, em seguida, realizar a compra.
Sem contar que, ao investir em conteúdo e utilizar as palavras-chave corretas, o seu site pode ter um melhor posicionamento nos motores de busca, logo, maior alcance para a sua marca.
Análise de dados
Para uma empresa continuar retendo e satisfazendo os clientes, é preciso saber se a sua abordagem está dando certo. Utilizar-se das ferramentas que permitem análises de dados é essencial, porque você consegue saber qual tipo de conteúdo seu público gostou mais, por quanto tempo visualizaram o seu site, como interagiram, etc.
Essas são as famosas métricas do marketing digital. Fique atento a elas!
Social media
Estar presente nas redes sociais, hoje, é uma obrigatoriedade para quem quer fidelizar clientes. Afinal, é lá que o seu público poderá ser encontrado. Observar o comportamento, ver o que falam sobre a sua marca e produto, verificar se há comentários ou simplesmente interagir com esses contatos, formando uma relação de confiança, só mostrará que você se importa com a opinião de cada um.
Lembre-se ainda que o feedback negativo é uma ótima oportunidade de rever o que funciona ou não funciona em sua prática de negócios.
Em suma: dando conteúdo de qualidade, investindo em e-mail marketing, tendo uma presença efetiva nas redes sociais e realizando pesquisas e análises constantes, você conseguirá fidelizar clientes com mais facilidade!
Então, faça seu plano de marketing digital hoje mesmo! Se você gostou do post, não esqueça de curtir a nossa página no Facebook para não perder nossas próximas dicas!