Se você possui um pequeno negócio local já deve ter sentido dificuldade em absorver e colocar em prática as estratégias de marketing digital mais difundidas. O motivo é simples: o marketing digital para negócios locais é diferente do que se aplica normalmente.
Mas diferente como? É bem simples: a realidade dos mercados locais não é a mesma da realidade do mercado “macro”, do qual lemos e conhecemos já muitos aspectos. Com realidades diferentes, temos estratégias e modelos diferentes.
Com isso em mente, vamos neste artigo estabelecer parâmetros para que você, empreendedor de um negócio local, consiga desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua empresa – e que tenha muito sucesso, claro!
Pense localmente
Quando conversamos ou lemos sobre estratégias de marketing digital voltadas para mecanismos de busca, fatalmente somos levados a pensar de forma global, uma vez que o alcance das pesquisas no Google não tem limites geográficos (com raras exceções). Porém, para negócios locais, essa tipo de pensamento não é o adequado.
Nesse contexto, o ideal é focar as atenções estratégicas e táticas na localidade onde a empresa se insere – seja uma cidade, uma região ou um bairro. No caso de ações voltadas para o Google, a primeira coisa é levantar os termos que são mais buscados em conjunto com a palavra da localidade em específico, como “pet shop taubaté” ou “pizzarias itaim bibi”, por exemplo.
Outra mudança de paradigma deve ser estabelecida na produção de conteúdo. Assim, aposte em temas mais voltados para os problemas e necessidades específicos da localidade, que sejam relevantes para o seu público e para o público do entorno. Quando criamos e oferecemos conteúdo para essas pessoas, um vínculo de proximidade e conforto está sendo criado, o que contribui para a ampliação e fidelização do público consumidor.
Aposte na geolocalização
Quando falamos de negócios voltados para a localidade e entorno no qual se inserem, não dá para deixa de fora todas as ferramentas de busca por serviços que fazem uso da geolocalização – em especial o Google Maps. Você já deve ter notado que, ao navegar pelos mapas da aplicação, várias empresas aparecem ali, com nome, foto e muitas informações bastante úteis para o usuário que navega. Sim, seu negócio local pode – e deve! – estar ali.
O processo é bastante simples: basta fazer cadastro no Google Meu Negócio. Uma vez feito, sua empresa aparecerá para os que navegarem pelo Maps na região, além de aparecer também no Google+ e ganhar uma boa “ajuda” em SEO local.
Esteja nas redes sociais
Claro: onde as pessoas estão é exatamente onde você deverá estar. E esse lugar, na internet, são as redes sociais. Todo o conteúdo produzido pela sua empresa deve ser compartilhado nessas plataformas, que agregam a imensa maioria dos usuários locais que poderiam se interessar pelo que sua marca tem a dizer e o que ela tem a oferecer.
Além disso, muitas dessas plataformas (em especial o Facebook) também fazem uso de geolocalização para determinarem o posicionamento do usuário no Globo, o que ajuda bastante na segmentação do público que você seleciona para suas campanhas pagas, como o Facebook Ads, gerando economia e muito mais eficiência nas postagens
As redes sociais também são perfeitas plataformas de relacionamento, então você deve se fazer sempre disponível para o seu público que entra em contato com a sua empresa, criando e reforçando os vínculos.
Fazer marketing digital para negócios locais é, em suma, uma atividade que requer paciência, senso tático para aproveitar as oportunidades, e muito foco no relacionamento. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! Leia muito mais sobre esses assuntos assinando a nossa newsletter!