Cada vez mais empresas reconhecem a importância de se ter um bom plano de marketing digital. Porém, existem muitas dúvidas na hora de garantir o devido retorno desse investimento.
Exatamente por isso, elaboramos um artigo com dicas imperdíveis para ajudar você nessa jornada, independente do tamanho do seu negócio ou da sua área de atuação. Confira!
Planeje, avalie e corrija sempre
Não adianta negar: se não planejarmos, ficamos à mercê da sorte. Por mais que a internet seja um universo de inegável popularidade e as redes sociais, como o Facebook, tenham cada vez mais usuários ativos, se você não criar um plano de marketing digital, deixará passar as oportunidades de crescer e conquistar a clientela.
Os fundamentos de um bom plano de marketing digital levam em consideração que eles não são infalíveis. É preciso cuidado e atenção para descobrir seus erros, como é possível ampliar os resultados e, principalmente, o que o seu público-alvo, clientes e prospects desejam da sua marca.
Adeque os investimentos
Outra dica fundamental está diretamente ligada ao que você vai investir. Qual o orçamento disponível? Como você vai dividir esse valor entre as ações planejadas? Quais as métricas para avaliar o retorno?
E não é apenas isso: você também precisa levar em consideração a equipe que vai executar o plano, pois ela será fundamental na hora de saber qual o custo de aquisição dos clientes e de lidar diretamente com o público-alvo de cada ação.
Conheça o seu público-alvo
E já que falamos em público, vamos a ele.
Você sabe quem são as pessoas que se interessam pelos produtos e serviços que sua empresa oferece? Você tem ideia de quais são suas necessidades e desejos e qual o seu papel para ajudá-los a saná-las?
Pesquise, conheça, converse. Procure sempre se manter próximo do seu público. O truque, aqui, é saber que as pessoas mudam com o tempo e sua marca precisa estar atenta a essas novidades, para poder continuar a ser escolhida.
Foque no relacionamento
E, mais uma vez, uma dica leva a outra. Um plano de marketing digital, independentemente dos canais escolhidos (site, blog, redes sociais, aplicativos), precisa focar em criar e manter o relacionamento com o público e a clientela.
Aliás, uma tendência de muitas empresas é adotar blogs e redes sociais como canais oficiais de atendimento. Dessa forma, você facilita o acesso do público à sua marca, criando uma relação mais transparente e de retorno mais rápido.
Conheça as plataformas
Cada plataforma tem suas regras e linguagem próprias. Portanto, seu plano de marketing digital precisa considerar que não basta fazer um artigo e postar a mesma coisa em todos os canais.
É preciso investir em formatos que respeitem as especificidades de cada rede. E mais: na hora de criar e administrar perfis e páginas nas redes sociais, é fundamental saber quais as regras e termos de uso, para evitar dores de cabeça como ter seu espaço bloqueado.
E aí, o que você achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto ou quer dividir as suas experiências conosco e com nossos leitores? Deixe seu comentário!